5 de abril de 2012

mãos vazias, consciência tranquila

Se você tem duas opções, uma é certeza de dar certo, e a outra é uma pequena chance de dar certo, o que fazer? Optar por um certo que você não quer? Ou escolher pelo improvável, que você quer muito? Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Será mesmo?
Quando as chances de dar certo são poucas, s pessoas tendem a aconselhar você a desistir. Mas se você tem um câncer com apenas 10% de chance de recuperação, logo lhe dirão para acreditar e lutar, que tudo dará certo. Pode parecer uma comparação exagerada, mas pra mim mostra o quanto somos contraditórios.
Já ouviu aquela frase "100% de esforço onde houver 1% de chance"? Podemos generalizá-la para qualquer setor de nossa vida. Tudo bem, optar pela certeza é bem mais tranquilo, evita apreensão e etc. Mas se aquilo que você quer tiver qualquer probabilidade de dar certo, por menor que seja, vale a pena tentar. Muitas vezes nos prendemos a algo que não queremos só porque deu certo. Quantos estão presos a empregos que não gostam por medo de tentar mudar? Quantos estão presos a relacionamentos que não querem mais só pela comodidade de estar em algo que já deu certo?
O arriscar é sempre difícil. Não estamos preparados para os possíveis fracassos. Não queremos arcar com as consequências de nossas decisões, por isso continuamos com o confortável, mesmo que o odiemos. Eu acho isso muito errado e, se é que já não o faço, tentarei arriscar mais e lutar pelo que quero, mesmo que perca o que já tenho. Aconselho você a fazer o mesmo. Não podemos nos arrepender por não ter tido aquilo que não merecemos... Façamos por onde!!!

1 comentário:

  1. isso mesmo ! adorei seu texto. devemos lutar por aquilo que acreditamos, mesmo que seja difícil. fazer por onde. já cheguei a desistir de algo 'certo', confortável mas que não me fazia feliz e onde não era meu lugar. corri atrás do que realmente queria e consegui ! :D

    ResponderEliminar