25 de março de 2011

Ser quem não se é

Você já conheceu alguém que, só pela presença, modificasse seu jeito de agir? Alguém que, sem querer, você acaba por imitar?
Comecei a perceber que quando estou perto de um amigo meu, me transformo quase que em uma cópia meia-boca dele! Até meus outros amigos já perceberam essa mudança. Claro, não há nada de mais em incorporar atitudes e trejeitos dos nossos amigos e familiares, isso é até natural. Mas, no meu caso, acabo fazendo e falando um monte de besteira que acabam machucando as pessoas ao meu redor.
Depois. quando penso no que fiz, me sinto péssima, me arrependo, tenho que pedir desculpas. Mas nem tudo é perdoável. E não quero ser sempre assim. Quero agir independente dos outros.
Mas aí, fico me perguntando o motivo dessa influência tão forte que tal amigo exerce sobre mim. Why? Why? Why?
Na verdade, não consegui ainda descobrir a real razão disso, só levantei algumas possibilidades.
     1. Me importo tanto com a opinião dele que busco sua aprovação constante, e imitando-o consigo isso.
     2. No fundo, no fundo, sou igual a ele, mas só tenho coragem de assumir meu jeito mais ácido ao lado dele, porque as outras pessoas podem não aceitar esse meu 'eu'.
     3. Sou facilmente influenciável e imito todos os meus amigos, mas só percebo a influência desse em específico porque tal influência acaba quase sempre machucando outras pessoas.
     4. A culpa é toda dos meus pais.                                                                                                              
     5.N.D.A.
Ainda preciso refletir muito sobre isso. Sei que pertencer a um grupo é essencial ao ser humano. Mas acho que devemos dosar a influência externa e agir mais como achamos que é certo. Se ainda assim o grupo te acolher, então você achou o grupo certo pra você. Um grupo que exige mudança completa de atitude, visual, linguagem e afins não é o seu grupo. Mas isso é outro assunto...

3 comentários:

  1. Te entendo. Até pq isso já aconteceu comigo, mudar atitudes quando está perto de certas pessoas. Mas em relação ás suas teses acredito que a culpa seja toda dos pais! uahsuahs Não, não acho isso, mas essa é uma questão digna de reflexão, vou pensar melhor sobre isso!

    ResponderEliminar
  2. "os amigos nos moldam de diversas maneiras" autor esquecido

    vivo te dizendo isso

    ResponderEliminar
  3. Tive impressão de que a opção verdadeira é a segunda, pelo seu último parágrafo.

    ResponderEliminar